NOME:Daniel Wartchow(UFPA) O fracasso da Santa Alianca foi consolidado com a falta de apoio da GraBretanha, devido:
a)Apoliticaintervencionista da Santa Alianca que previa a restauracao do pacto colonial na America, causando grandes prejuizos a economia britânica.
b) A Doutrina Monroe, em que a GraBretanha se comprometia a nao se envolver com as guerras na America
c) Ao prejuizo causado pelas guerras napoleônicas a economia inglesa, a forcando a sair da Santa Alianca
d) As pessimas relacões entre a Inglaterra e a Franca, ambas parte da Santa Alianca
e) A uma mudanca do modo de pensar da corte inglesa, que comecou a apoiar ideias iluministas
e a fazer duras criticas ao absolutismo das outras nacões
Correta: A
Após a queda de Napoleao Bonaparte as nacões absolutistas reuniram-se para determinar a medidas de contencao das ideias liberais difundidas no governo de Bonaparte: o Congresso de Viena. Porem, o congresso teve que ser subitamente interrompido devido :
A Revolucao Gloriosa, que ocorreu na Inglaterra se utilizando dos ideais democráticos da Revolucao Francesa
b) Devido ao governo dos Cem Dias, em que Napoleao retomou o poder fugindo do exilio
c) Devido ao apoio do principe Metternich, figura dominante do congresso, as ideias liberais da burguesia
d) Por causa de uma revolta armada de camponeses perto de Viena
e) Devido a falta de apoio da Inglaterra, que lucrava imensamente com a queda do absolutismo
nos outros paises europeus
Correta: B
(UNESP) Os principais motivo da queda da Santa Alianca foram:
A revolucao Gloriosa, a doutrina Monroe e ao sucesso de revolucões liberais na Europa
b) A politica nao-intervencionista da Gra-Bretanha, a independência dos paises latino-americanos e ao sucesso de revolucões liberais na Europa
c) A queda da dinastia Bourbon na Franca e o declinio das relacões entre seus paises membros
d) A transferência do poder da Europa para a America devido a independência dos Estados Unidos
e o conseqüente empobrecimento dos paises europeus
e) As disputas politicas de seus paises membros e a perda do mercado americano para a Gra-Bretanha
Correta: B
Enviado: Sábado, 28 de Junho de 2003 - 15:00
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOME: Andre Fuzer
As colônias espanholas da America emanciparam-se politicamente nas primeiras decadas do seculo XIX. Podemos dividir em três fases principais esse processo: os movimentos precursores (17801810), as rebeliões fracassadas (18101816) e as rebeliões vitoriosas (18171824). Qual afirmacao abaixo nao corresponde a esse contexto histórico?
a)O processo de independência da America Espanhola foi obra de um empreendimento aristocrático, no qual os indios e os mesticos foram quase sempre testemunhas passivas dos acontecimentos. A classe dominante colonial procurou manter seus interesses e afastar as reivindicacões populares.
b)Os chapetones, apesar de todo o controle estabelecido pela Coroa Espanhola, tiveram acesso às ideias iluministas uma vez que estudavam nas universidades europeias. Quando retornavam à America divulgavam uma filosofia que se opunha ao despotismo dos reis, pregavam ideais democráticos e de liberdade, questionando, assim, o Antigo Sistema Colonial e o Antigo Regime. c)A independência das Treze Colônias contribuiu para o desenvolvimento da ideia de independência hispano-americana, assim como a abertura dos portos na America Espanhola em 1797 aos navios neutros.
d)Simon Bolivar, em vários escritos, defendeu a necessidade de uniao na America Espanhola para resistir à contra-ofensiva da Espanha respaldada pela Santa Alianca. O Bolivarismo representava a visao pan-americana desse venezuelano, que dirigiu as lutas pela independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Bolivia e Peru, e entrava em choque com os interesses das oligarquias locais e com os interesses ingleses e norte-americanos.
Correta:B
Napoleao Bonaparte, para os franceses, foi ... o mais bem-sucedido governante de sua longa história. Triunfou gloriosamente no exterior, mas, em termos nacionais, tambem estabeleceu ou restabeleceu o mecanismo das instituicões francesas como existem ate hoje. (HOBSBAWM, Eric J. A era das revolucões. 1789-1848. p.94).
"Foi preciso esperar a consolidacao napoleônica para haver um novo interesse pela industria.
(FALCON, Francisco e MOURA, Gerson. A formacao do mundo contemporâneo. p 35).
Levando em consideracao as medidas e as transformacões do periodo napoleônico, assinale a alternativa correta:
As principais reformas napoleônicas durante o Consulado foram: a institucionalizacao do Código Civil em 1804, garantindo a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada, a proibicao de organizacao sindical operária e a criacao da Sociedade de Fomento à Industria, para incentivar o desenvolvimento da industria francesa.
b) A Franca, no inicio do seculo XVIII, já era um pais que apresentava embriões de uma sociedade capitalista, cujas forcas dinâmicas apontavam para um desenvolvimento industrial autêntico, o que foi interrompido com a agitacao revolucionária e só retomado com a Era Napoleônica.
c) As Guerras Napoleônicas na Europa desorganizaram a economia do continente e retardaram a difusao das instituicões impulsionadoras do capitalismo. d) A Era Napoleônica fortaleceu os ideais aristocráticos do Antigo Regime colocando a Franca como uma nacao-moderna.
Correta:A
pergunta:A Revolucao Francesa e a Era Napoleônica foram importantes ao mundo ocidental porque: a)difundiram a ideologia liberal na Europa e na America, onde influenciaram a emancipacao das colônias. b)consolidaram o sistema capitalista, ao implantar a producao fabril e o trabalho assalariado. c)eliminaram as estruturas do Antigo Regime, de acordo com as decisões do Congresso de Viena. d)valorizaram as propostas sociais, como a abolicao da escravatura e concessões ao proletariado urbano. e)enfraqueceram os ideais liberais burgueses, os quais se opunham às reivindicacões da classe operária. Correta:C
Enviado: Sexta, 27 de Junho de 2003 - 12:53
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOME: Nicolle Paese
A reconstrucao da Europa,apoós as guerras napoleônicas,foi direcionada pelo cogresso de viena.E INCORRETO afirmar que ele estabeleceu a : a)criacao de um pacto militar internacional(santa alianca)para intervir onde ouvesse manifestacões revulucionarias; b)devolucao dos territorios conquistados pela franca desde a revolucao; c)desobrigacao de pagamento de indenizacao pelos franceses por terem ocupado territorios deoutros paises; d)restauracao da monarquia dos bourbons na Franca; e)autonomia da Itália e Alemanha,divididas e submetidas a egemonia hungra Correta:E
A nacao independente continuaria na dependência de uma estrutura colonial de producao, passando do dominio português à tutela britânica. Da Monarquia à Republica - Emilia Viotti da Costa O texto permite concluir que: a) Inglaterra teve importante papel na articulacao da independência do Brasil, interessada nos amplos mercados que se abririam ao comercio britânico na America Iberica. b)Após a independência, o pais passou por grandes mudancas sociais e econômicas, rompendo com a dependência. c)Os ingleses apoiaram, sem restricões, a politica da Santa Alianca, oferecendo ajuda militar para combater a independência das colônias ibericas. d)A Inglaterra apoiou nossa emancipacao, sem fazer nenhuma exigência de caráter econômico. e)O liberalismo politico e econômico, praticado por nossas elites, mudou radicalmente, após a independência, o quadro sócio_econômico do pais.
Correta:A
Ao final das guerras de independência na America Espanhola, o clima de instabilidade politica alastrou-se por toda parte, multiplicando-se as lutas de faccões e a sucessao de governos frágeis em quase todos os territórios hispano-americanos. Assinale a opcao que explica corretamente a instabilidade politica vigente na America Espanhola na primeira metade do seculo XIX. (A) Nesse periodo nao foi possivel a formacao de blocos de poder hegemônicos que viabilizassem estruturas estatais sólidas nos paises resultantes do esfacelamento do imperio hispano-americano. Isto favoreceu o poder pulverizado e efêmero de vários caudilhos. (B) As economias hispano-americanas estavam totalmente destruidas, rompendo-se, por conseguinte, o comercio com a Europa, outrora vigoroso, e a possibilidade de aliancas politicas no interior das classes dominantes. (C) A manutencao das herancas politicas coloniais, sobretudo a estrutura dos ViceReinados, favoreceu o caudilhismo e retardou a formacao dos Estados Nacionais. (D) A opcao pelo regime republicano, ao inves do monárquico, e a chave para se compreender nao só a instabilidade politica das jovens nacões hispanoamericanas, mas tambem a fragmentacao territorial e a descentralizacao dos regimes nelas instauradas. (E) A instabilidade politica hispano_americana deveu_se, basicamente, à multiplicacao de regimes militares, a exemplo do panamericanismo bolivariano, heranca do pós_independência que marcaria a tradicao politica do continente Correta:A
Enviado: Quarta, 25 de Junho de 2003 - 15:20
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOME: Bruna Stürmer
O principio de legitimidade, defendido pelo Congresso de Viena, que procurava garantir o direito divino dos Reis, foi eleborado por Talleyrand, contra as conseqüências: a) - Da Revolucao Francesa; b) - Da Revolucao Americana c) - Da Revolucao Industrial d) - Das revolucões de 1848 e) - Das revolucões inglesas Correta: A
O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo:
a) Criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, atraves da exclusao da influência da Franca. b) Ratificar a supremacia da Prussia, no contexto politico da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contra_revolucionária. c) Assegurar ao Imperio Austro-Hungaro o controle da Europa Continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansao da Russia. d) Impedir a ascensao da classe media ao poder, que iniciara uma serie de revolucões em vários paises da Europa Ocidental. e) Estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revolucões, consolidando o principio da legitimidade . Correta: E
Os atoa de Navegacao promulgados por Oliver Cromwell, na Inglaterra em 1651, foram decisões politicas de alcance mundial. Por quê? Considere as respostas abaixo. 1 Porque confirmaram a superioridade britânica decorrente da Revolucao Industrial. 2 Porque levaram à colonizacao da America do Norte e à conquista do Àfrica. 3 Porque impediram a Holanda de transportar mercadorias estrangeiras para a Inglaterra. 4 Porque foram conseqüência da uniao da Inglaterra e Escócia sobre o nome de GraBretanha. Quais estao corretas? a)Apenas 1 b)Apenas 2 c)Apenas 3 d)Apenas 2 e 4 e)Apenas 1,3 e 4 Correta: C
Enviado: Sábado, 21 de Junho de 2003 - 19:20
------------------------------------------------------------------------------
NOME: Gabriel Gehlen
A reconstrucao da Europa, após as guerras napoleônicas, foi direcionada pelo Congresso de Viena. E incorreto afirmar que ele estabeleceu a: a)criacao de um pacto militar internacional (Santa Alianca) para intervir onde houvesse manifestacões revolucionárias; b)devolucao dos territórios conquistados pela Franca, desde a Revolucao; c)desobrigacao de pagamento de indenizacao pelos franceses por terem ocupado territórios de outros paises; d) restauracao da monarquia dos Bourbon na Franca; e)autonomia da Itália e da Alemanha, divididas e submetidas à hegemonia hungara. Correta:E
Napoleao Bonaparte, para os franceses, foi "... o mais bem-sucedido governante de sua longa história. Triunfou gloriosamente no exterior, mas, em termos nacionais, tambem estabeleceu ou restabeleceu o mecanismo das instituicões francesas como existem ate hoje." (HOBSBAWM, Eric J. A era das revolucões. 1789-1848. p.94). "Foi preciso esperar a consolidacao napoleônica para haver um novo interesse pela industria." (FALCON, Francisco e MOURA, Gerson. A formacao do mundo contemporâneo. p 35). Levando em consideracao as medidas e as transformacões do periodo napoleônico, assinale a alternativa correta: a)As principais reformas napoleônicas durante o Consulado foram: a institucionalizacao do Código Civil em 1804, garantindo a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada, a proibicao de organizacao sindical operária e a criacao da Sociedade de Fomento à Industria, para incentivar o desenvolvimento da industria francesa. b)A Franca, no inicio do seculo XVIII, já era um pais que apresentava embriões de uma sociedade capitalista, cujas forcas dinâmicas apontavam para um desenvolvimento industrial autêntico, o que foi interrompido com a agitacao revolucionária e só retomado com a Era Napoleônica c)As Guerras Napoleônicas na Europa desorganizaram a economia do continente e retardaram a difusao das instituicões impulsionadoras do capitalismo. d)A Era Napoleônica fortaleceu os ideais aristocráticos do Antigo Regime colocando a Franca como uma nacao-moderna. Correta:A
Durante o periodo Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relacões comerciais do Brasil com a Inglaterra: a)Restauracao financeira, com a conseqüente fundacao do Bando da Franca, em 1800. b)Decretacao do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleao visava arruinar a industria e o comercio ingles c)Promulgacao, em 1804, do Código Civil, que incorporou definitivamente à legislacao francesa os principios liberais burgueses. d)Expansao territorial da Franca, gracas à incorporacao de várias regiões da Europa, formando o chamado "Imperio Napoleônico". e)Criacao do franco como novo padrao monetário.
Correta:B
Enviado: Sábado, 21 de Junho de 2003 - 19:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOME: Amanda de Souza
As colônias espanholas da America emanciparam-se politicamente nas primeiras decadas do seculo XIX. Podemos dividir em três fases principais esse processo: os movimentos precursores (17801810), as rebeliões fracassadas (18101816) e as rebeliões vitoriosas (18171824). Qual afirmacao abaixo nao corresponde a esse contexto histórico? a)O processo de independência da America Espanhola foi obra de um empreendimento aristocrático, no qual os indios e os mesticos foram quase sempre testemunhas passivas dos acontecimentos. A classe dominante colonial procurou manter seus interesses e afastar as reivindicacões populares. b)Os chapetones, apesar de todo o controle estabelecido pela Coroa Espanhola, tiveram acesso às ideias iluministas uma vez que estudavam nas universidades europeias. Quando retornavam à America divulgavam uma filosofia que se opunha ao despotismo dos reis, pregavam ideais democráticos e de liberdade, questionando, assim, o Antigo Sistema Colonial e o Antigo Regime. c)A independência das Treze Colônias contribuiu para o desenvolvimento da ideia de independência hispano-americana, assim como a abertura dos portos na America Espanhola em 1797 aos navios neutros. d)Simon Bolivar, em vários escritos, defendeu a necessidade de uniao na America Espanhola para resistir à contra-ofensiva da Espanha respaldada pela Santa Alianca. O Bolivarismo representava a visao pan-americana desse venezuelano, que dirigiu as lutas pela independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Bolivia e Peru, e entrava em choque com os interesses das oligarquias locais e com os interesses ingleses e norte-americanos. Correta:B
Napoleao Bonaparte, para os franceses, foi "... o mais bem-sucedido governante de sua longa história. Triunfou gloriosamente no exterior, mas, em termos nacionais, tambem estabeleceu ou restabeleceu o mecanismo das instituicões francesas como existem ate hoje." (HOBSBAWM, Eric J. A era das revolucões. 1789-1848. p.94). "Foi preciso esperar a consolidacao napoleônica para haver um novo interesse pela industria." (FALCON, Francisco e MOURA, Gerson. A formacao do mundo contemporâneo. p 35). Levando em consideracao as medidas e as transformacões do periodo napoleônico, assinale a alternativa correta: a)As principais reformas napoleônicas durante o Consulado foram: a institucionalizacao do Código Civil em 1804, garantindo a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada, a proibicao de organizacao sindical operária e a criacao da Sociedade de Fomento à Industria, para incentivar o desenvolvimento da industria francesa. b)A Franca, no inicio do seculo XVIII, já era um pais que apresentava embriões de uma sociedade capitalista, cujas forcas dinâmicas apontavam para um desenvolvimento industrial autêntico, o que foi interrompido com a agitacao revolucionária e só retomado com a Era Napoleônica. c)As Guerras Napoleônicas na Europa desorganizaram a economia do continente e retardaram a difusao das instituicões impulsionadoras do capitalismo. d)A Era Napoleônica fortaleceu os ideais aristocráticos do Antigo Regime colocando a Franca como uma nacao-mode Correta:A
Leia as afirmacões abaixo, sobre a Restauracao na Franca, e assinale a alternativa correta. I. Durante a Restauracao (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e acões de terror contra a nobreza. II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauracao, foi composto por três forcas politicas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal. III. Na tentativa de consolidar uma transicao, durante a Restauracao, foi instituido o voto censitário. IV. A vitória da Revolucao Liberal, nas jornadas de julho, nao representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo. V. Luis XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os reis da restauracao, enquanto Luis Felipe de Orleans, como o rei dos banqueiros nesse processo. a)apenas I, II e IV estao corretas; b)apenas III,IV e V estao corretas; c)apenas I, IV e V estao corretas; d)apenas II, III e V estao corretas; e)todas estao corretas. Correta:D
Enviado: Quinta, 19 de Junho de 2003 - 21:08
--------------------------------------------------------------------------------------------
NOME: Flávia
Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra: a) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França, em 1800. b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingles c) Promulgação, em 1804, do Código Civil, que incorporou definitivamente à legislação francesa os princípios liberais burgueses. d) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado "Império Napoleônico". e) Criação do franco como novo padrão monetário. Resposta: B
1- Considere as afirmações abaixo, referentes ao período napoleônico. 1 Um dos objetivos do Bloqueio Continental era anular a defasagem industrial da França em relação à Inglaterra. 2 As Guerras Napoleônicas produziram desdobramentos de cunho político na América do Sul. 3 A expansão napoleônica debilitou od fundamentos do Antigo Regime europeu e estimulou o surimento dos nacionalismos. 4 O Bloqueio Continental possibilitou a hegemonia do capitalismo industrial francês em toda a Europa. 5 O Congresso de Viena confirmou na Europa, os avanços sociais e políticos conquistados durante a Revolução Francesa. Quais estão corretas? (A) Apenas 1 e 2 (B) Apenas 1 e 3 (C) Apenas 1, 2 e 3 (D) Apenas 3, 4 e 5 (E) 1, 2, 3, 4 e 5
Resposta: C
O princípio de legitimidade, defendido pelo Congresso de Viena, que procurava garantir o direito divino dos Reis, foi eleborado por Talleyrand, contra as conseqüências: a) Das revoluções inglesas; b) Da Revolução Francesa; c) Da Revolução Industrial d) Das revoluções de 1848 e) Da Revolução Americana.
RESPOSTA: B
------------------------------------------------------------------------------------------
NOME: Stephanie
1- (UFPI) -No Congresso de Viena (1815), as decisões foram tomadas pelas grandes potências: Rússia, Áustria, Inglaterra e Prússia, tendo como um dos seus principais resultados:
a) a difusão das idéias revolucionárias, realizada, principalmente, pela maçonaria. b) a restauração das fronteiras anteriores à Revolução Francesa. c) a restauração das antigas monarquias parlamentares, como, por exemplo, a de Portugal. d) a intervenção do papado em domínios territoriais do Sacro Império Romano-Germânico. e) o auxilio prestado a movimentos revolucionários embasados nos princípios iluministas.
RESPOSTA: B
2- (UFSCar-SP) "Minha maior glória não consistiu em ter ganho quarenta batalhas; Waterloo apagará a memória de tantas vitórias.O que nada apagará, o que viverá eternamente é o meu Código Civil."
Assinale nas alternativas abaixo a que grande personagem da história devemos este pensamento:
Napoleão Bonaparte. b) Cromwell. c) D. Henrique, o Navegador. d) Bismark. e) Luis XIV.
RESPOSTA: a
3- Depois da derrota de Napoleão Bonaparte, as potências européias reuniram-se para tomar algumas decisões acerca da reorganização da Europa. Essa reunião que ficou conhecida como Congresso de Viena (1815),estabeleceu:
I. o princípio da legitimidade que propugnava a recomposição dos países europeus e a restauração dos governos tais como eram antes da Revolução Francesa de 1789.
II. a manutenção dos interesses da Inglaterra sobre a Noruega, Rússia, Áustria, Prússia e Sacro Império Romano Germânico.
III. o princípio da igualdade, liberdade e fraternidade como garantia de todas as justas conquistas da burguesia revolucionária francesa.
IV. a consagração dos efeitos da diplomacia européia como forma de resolver as questões entre as nações, depois de mais de vinte anos de guerras ininterruptas.
A alternativa correta é: a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) I e IV
RESPOSTA: e
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Andreas Rados
"Minha maior gloria não constituiu em ter ganho quarenta batalhas, Waterloo apagará a memoria de tantas vitorias. O que nada apagara, o que vivera eternamente e o meu codigo civil
A)Napoleao Bonaparte
B)Cromwell
C)D.henrique, o navegador
D)Bismark
E)Luis XIV
Correta:A
(UFSCar-SP) "6 de abril de 1814. as potências aliadastendo proclamadoque o imperador Napoleaoea o único obstáculo ao restabelecimento da paz na europa, o Imperador, fiel ao seu juramento, declara que nunca renuncia por si e por seus herdeiros aos tronos da franca e da Itália e que não ha sacrifício algum pessoal, ate o da própria vida, que não esteja pronto a fazer pêlos interesses da franca Apos assinar essa abdicação, napoleao:
A)Tornou-se duque de Toscana
B)Compareceu perante o congresso de Viena
C)Foi desterrado em Santa Helena
D)foi confinado na ilha de Elba
Correta: D
No congresso de Viena(1815), as decisões foram tomadas pelas grandes potências: Rússia, Áustria, Inglaterra e Pruria, tendo como um de seus principais resultados:
A)a difusão de idéias revolucionarias, realizada principalmente, pela maçonaria.
B)a restauração das fronteiras anteriores a revolução francesa.
C)a restauração das antigas monarquias parlamentaristas, como, por exemplo, a de portugal.
D)a intervenção do papado em domínios territoriais so sacro império romanico-germanico
E)o auxilio prestado a movimentos revolucionários embasados nos princípios iluministas Correta: B
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bruna Kuhn de Freitas Silva
(PUCCamp-SP)Não foi causa da emancipação das colônias hispano-americanas:
A)o sistema mercantista de exploração econômica.
B)a desigualdade social.
C) os conflitos entre indígenas e colonos espanhóis.
D) o sistema de educacional,no qual os privilegiados recebiam instrução.
E)as idéias dos filósofos.
Resposta letra C
(UnB)O Congresso de Viena tinha como principal objetivo :
A)reformular o mapa político da Europa.
B)propagar as ideais da Revolução Fracesa.
C)apoiar a França na luta conta a Inglaterra
D)combater os ideais da Santa Aliança.
E)revigorar o absolutismo principalmente na Inglaterra.
Resposta letra A
(Unisc)Com o golpe "18 do Brumário" elaborado pelo abade Sieyés em 1799,Napoleão Bonaparte:
A)derrubou o Consulado e estabeleceu o Diretório.
B)derrubou o Diretório e estabeleceu o Consulado.
C)derrubou a monarquia e estabeleceu a República.
D)derrubou a República e implantou a monarquia.
E)consolidou o regime democrático.
Resposta letra B
1- O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica. b) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contra-revolucionária. c) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia. d) impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa Ocidental. e) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, através da exclusão da influência da França. Resposta: A
2 - A reconstrução da Europa, após as guerras napoleônicas, foi direcionada pelo Congresso de Viena. É incorreto afirmar que ele estabeleceu a:
a) criação de um pacto militar internacional (Santa Aliança) para intervir onde houvesse manifestações revolucionárias; b) devolução dos territórios conquistados pela França, desde a Revolução; c) desobrigação de pagamento de indenização pelos franceses por terem ocupado territórios de outros países; d) restauração da monarquia dos Bourbon na França; e) autonomia da Itália e da Alemanha, divididas e submetidas à hegemonia húngara. Resposta: E
3 - Sobre o chamado despotismo esclarecido, é correto afirmar que :
a) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo como característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
b) Foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) Foi uma tentativa bem intencionada embora fracassada, das monarquias européias reformarem estruturalmente seus Estados.
d) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernazação proposto pelos filósofos iluministas.
e) Foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
Resposta : E
CESESP) A transferência da família real portuguesa para o Brasil e a conseqüente assinatura dos tratados de 1810 com a Inglaterra foram responsáveis imediatos:
a - pela Revolução do Porto .
b - pela introdução de novas técnicas na lavoura cafeeira.
c - pelo fim do bloqueio.
d - pelo predomínio inglês no comércio brasileiro.
e- pelo predomínio da produção algodoeira no Marahão.
Resposta letra : D
(UFPa) A Constituição de 1824,no plano administrativo,definiu e fortaleceu a centralização política do Império ao estabelecer que:
a- os presidentes das províncias brasileiras seriam nomeados e,se necessário,afastados pelo imperador.
b- competia ao imperador a escolha dos deputados e senadores provinciais.
c- só poderiam ser ministros de Estado aqueles que houvessem ocupado a presidência da Província do Rio de Janeiro.
d- as Assembléias provinciais seriam subordinadas ao Conselho de Estado do imperador.
e- nas províncias,cujo número de habitantes não atingisse a metade do Rio de Janeiro,não funcionariam Assembléias provinciais.
Resposta letra : A
(Santa Casa SP) A economia brasileira,na primeira metade do século XIX,apresentou como uma de suas características:
a( ) um sensível superávit na balança comercial pela grande exportação de açúcar;
b( ) uma maior dependência da estrutura colonial existente até 1822;
c( ) uma grande dependência em relação à Inglaterra,que era a potência economicamente dominante;
d( ) uma demanda maior de nossas exportações,especialmente dos produtos manufaturados;
e( ) um controle absoluto da dívida flutuante ,em virtude da liquidação dos empréstimos externos.
Resposta letra: C
(UnB) Apesar de Ter sido proclamada por um português,a Independência do Brasil provocou reações contrárias em algumas províncias devido:
a- à proximidade geográfica de algumas províncias com Portugal.
b- ao fato de que o Lord Cochrane ,oficial inglês a serviço do império,dirigindo-se para o norte,ocupou São Luís,capital do Maranhão.
c- ao fato de que,em algumas províncias,as autoridades ainda eram portuguesas.
d- ao fato de que,obrigados por madeira de Melo,os moradores da cidade de Salvador retiraram-se para o Recôncovo.
e- à proximidade geográfica de algumas províncias com a França.
Resposta letra: C
(UnB) O grupo político que apoiava a Regência era constituído pelos:
a moderados;
b exaltados;
c progressistas;
d restauradores;
e caramurus.
Resposta letra: A
1)(Unipac-Ubá/98) Em 9 de janeiro de 1822 D.Pedro I decide atender ao desejo geral resolvendo não partir para Portugal, obedecendo as ordens de Lisboa. Assinale a alternativa correta que indica a razão desta decisão do Príncipe.
a) a articulação de José Bonifácio na Província de São Paulo e Clemente Pereira no Rio de Janeiro.
b) a disputa familiar entre D.Pedro e seu irmão D.Miguel pela sucessão do trono português.
c) a vontade do Príncipe de tornar-se Imperador do Brasil o mais rápido possível.
d) a ingerência da Inglaterra na economia portuguesa obrigando a permanência do Príncipe Regente no Brasil.
Resposta: A
2)(Unipac-Ubá/97) A vinda de D.João VI para o Brasil dá início a um processo político-institucional que nos levaria à independência nacional. É INCORRETO dizer:
a) D.João veio para o Brasil fugindo das tropas de Napoleão
b) a Inglaterra não era aliada de Portugal naquela fase e ajudou a expulsar a Família Real de Lisboa.
c) no período de D.João VI, no Rio, foi instalada a Casa de Suplicação.
d) D.João VI voltou a Portugal por exigência das Cortes Portuguesas, reunidas em assembléias de representantes do povo.
Resposta: B
3) (Unipac-Ubá/97) O Brasil alcançou a sua independência dentro de um processo político em que a diplomacia, a ação militar e as soluções constitucionais contribuíram para a definitiva consolidação do Estado Nacional. É INCORRETO dizer:
a) José Bonifácio liderou, como Ministro de D.Pedro, o processo político da independência Nacional, valendo-se, inclusive, da ajuda da Princesa Leopoldina nas suas articulações diplomáticas.
b) a Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador, baseia-se no projeto elaborado por Antônio Carlos, na Assembléia Constituinte de 1823.
c) o convite de José Bonifácio, Ministro de D.Pedro I, ao General Pedro Labatut e ao Almirante Cochrane é que permitiu a organização do Exército e da Marinha Nacional, para enfrentarem forças portuguesas na época da guerra da Bahia.
d) a abdicação de D.Pedro I em 1831, deve-se às ameaças do Governo inglês no episódio da Guerra da Cisplatina, da qual resultou a criação do Estado Uruguaio.
Resposta: B
As duas questões seguintes referem-se ao texto abaixo :
"No Brasil , antes e depois da Revolução Francesa, lavrou uma inquietação revoluncionária, conjugada a um dado novo, a Independência da Colônia, no momento em que exauria o pacto colonial. No século XVIII, fermentam, timidamente, sem a ação aberta, as Conjurações das Minas (a Inconfidência), no final dos anos 80, a Conjuração do Rio de Janeiro (1794), a Inconfidência Baiana (1798)."(Raymundo Faoro, Suplemento Especial da Revista Isto É/Senhor sobre a Revolução Francesa).
4) (UFMG-91) As mobilizações revolucionárias no Brasil-Colônia deram à Independência do Brasil um caráter de :
a) aliança social e política.
b) compromisso administrativo.
c) pacto metropolitano.
d) rompimento econômico.
e) transação emancipacionista.
Resposta: E
5) (UFMG-91) No caso do Brasil, o que singulariza o processo de independência é:
a) aliança entre a burguesia e a aristocracia.
b) a ausência de participação popular.
c) a necessidade de um exército organizado.
d) a participação das classes médias.
e) o descompromisso das elites dominantes.
Resposta: B
6) (UFMG-2000) A abertura dos portos do Brasil, logo após a chegada de D. João VI, foi responsável pela entrada no país de uma grande quantidade de mercadorias inglesas, que passaram a dominar o mercado brasileiro.
Essa situação decorreu
a) da assinatura de tratados com a Inglaterra, que permitiram a importação desses produtos.
b) da estrutura industrial brasileira, que se baseava na produção de alimentos e tecidos.
c) da montagem de uma rede ferroviária, que facilitou a distribuição dos produtos ingleses no mercado brasileiro.
d) do desenvolvimento urbano acentuado, que acarretou o aumento da demanda por produtos sofisticados.
Resposta: A
7) (UFJF-99) Com o desenvolvimento dos movimentos de independência dos Estados Unidos e das Américas portuguesa e espanhola, surgiu um novo reordenamento político-econômico mundial. Com relação a este processo, marque a alternativa CORRETA:
a) a abertura dos portos às nações amigas e os Tratados de 1810 acabaram com o monopólio colonial português no Brasil. A maior beneficiária destas medidas foi a Inglaterra, que passou a ter o mercado brasileiro como o maior consumidor de seus produtos industrializados;
b) a independência dos Estados Unidos, tardia em relação às outras colônias do Novo Mundo, ao romper com o pacto colonial em meados do século XIX, abriu espaço para a ascensão holandesa e francesa no continente norte-americano;
c) os movimentos de independência das colônias latino-americanas, mesmo sendo conduzidos pelas elites locais, estavam profundamente comprometidos com a expansão inglesa de Oliver Cromwell;
d) a monarquia portuguesa, ao conseguir a sua restauração após a expulsão dos exércitos napoleônicos, aliou-se à Espanha contra a Inglaterra, reassumindo plenamente o controle da colônia brasileira.
Resposta: A
8) (UFES-99) Com a instalação da Família Real de Portugal no Brasil, em 1808, o país ganhou status de sede de monarquia portuguesa e modificou a situação político-econômica predominante, por meio do decreto da "Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas". Além de liberar os portos para o comércio internacional, esse decreto
a) marcou o fim do pacto colonial, na medida em que extinguiu o monopólio comercial lusitano e propiciou a
proeminência inglesa no Brasil.
b) estimulou a expansão das companhias de comércio européias que se estabeleceram nos principais portos do Brasil.
c) proporcionou um intenso movimento de negociações mercantis nas cidades brasileiras, provocando divergências e choques de interesses entre a Inglaterra e demais nações européias.
d) provocou o crescimento da produção manufatureira no Brasil, não só pela ampliação do mercado interno, como também pela abertura de novos mercados internacionais.
e) criou condições para que a indústria têxtil brasileira pudesse concorrer com a inglesa, colocando no mercado produtos mais baratos e de boa qualidade.
Resposta: A
9) (FUNREI-98) "..., a iniciativa e a orientação do movimento revolucionário pertenceu predominantemente a homens de formação liberal, de origem burguesa,(...). Os liberais herdaram uma situação cheia de contrastes.
Miriam Halpern Pereira, Historiadora portuguesa.
A revolução liberal do Porto, em 1820, foi importante para o processo de independência política do Brasil. Os liberais portugueses visavam ao fim do Absolutismo e à liberalização do regime em seu pais, mas se mostraram intolerantes com a chamada "inversão brasileira". Assim, as medidas tomadas pelas Cortes liberais com relação ao Brasil podem ser classificadas como
a) liberalizantes, pois pretendiam implementar no Brasil o regime constitucional e a liberdade de comércio nos portos.
b) ditatoriais, pois visavam a fortalecer o regime absolutista de D. João VI no Brasil, forçando sua permanência nesta colônia.
c) recolonizadoras, pois pretendia extinguir instituições administrativas criadas por D. João VI, o retorno do Príncipe volta do pacto colonial.
d) democráticas, porque defendia a ampla participação popular nas decisões governamentais, condenando o Absolutismo no Brasil.
Resposta: C
10) (UNIPAC-2000) Em 1820 acontece em Portugal a Revolução do Porto que exige a volta da família Real para Portugal e a feitura de uma Constituição, que desejava restabelecer o pacto colonial voltando o Brasil à condição de simples colônia. Os deputados brasileiros se recusaram a assinar a nova Constituição e por isso tiveram que fugir de Portugal para a Inglaterra. O texto abaixo é um trecho do "Protesto de 20 de outubro" escrito por Antônio Carlos Ribeiro de Andrada expondo os motivos da fuga dos deputados brasileiros:
"... Então, com a fraqueza própria do seu caráter público e individual, declaram os abaixo-assinados a firme resolução em que estavam, de jamais assinarem, e menos jurarem, uma Constituição contrária à sua dignidade, porque o não podiam fazer sem ofenderem à sua consciência, e sem se desonrarem a seus próprios olhos. Choviam as ameaças anômimas (...)
Todavia, se os abaixo-assinados pudessem enxergar ainda o mais pequeno bem, que da sua morte viesse ao Brasil (...) oferecer-se-iam em voluntário sacrifício à brutalidade dos portugueses. Mas nem a prudência, nem o patriotismo lhes apontava esse verdadeiro suicídio. Seguros, os abaixo-assinados, com o testemunho da sua consciência, apresentam-se, sem medo, ao tribunal da geração presente, e não declinam o severo escrutínio da posteridade, cuja imparcial decisão esperam favorável."
Assinale a alternativa CORRETA que aponta as conseqüências da Revolução do Porto e a constituinte portuguesa, para o Brasil:
a) A constituinte portuguesa exigiu a permanência do Príncipe Regente D. Pedro, no Brasil o que entre nós ficou conhecido como o "O Dia do Fico"
b) De modo geral, as elites políticas brasileiras, acompanhavam atentamente os rumos da constituinte portuguesa com aprovação ao texto constitucional que estava sendo elaborado
c) A constituinte portuguesa querendo fazer voltar o Brasil à condição de colônia acabou por desencadear no Brasil o início do processo de independência
d) As atitudes do Príncipe D. Pedro nesse período mostram que ele estava plenamente favorável ao que lhe determinavam as Cortes de Lisboa
Resposta: C
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome: Juliana Zaffari 1.Luiz Napoleão foi eleito Presidente da republica Francesa sem se identificar com nenhuma das grandes políticas do país. Posteriormente prolongou seu mandato e acabo sendo imperador. Nestas manobras políticas contou com plebiscitos populares. Em seu governo envolveu-se em uma série de guerras e campanhas sendo que uma delas custou-lhe a coroa. a) guerra da Criméia (1854-50), quando uniu-se à Inglaterra para defender oImpério Turco contra a Rússia. b) apoio ao Piemonte em uma guerra contra a Áustria (1858). c) apoio à coroa, de um imperador no México (1862). d) guerra contra a Prússia (1870). e) o enunciado é falso. Resp: A 2.A obra de Napoleão, como estadista, foi mais importante e duradoura que a sua atuação militar. Entre as suas realizações podemos citar a) a ratificação de redistribuição de terras feitas pela revolução. b) a reforma do sistema tributário e a fundação do Banco de França. c) a conclusão da reforma judiciária e educacional iniciadas durante a revolução. d) todas as alternativas estão certas. e) o enunciado é falso. Resp:D 3.A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi uma conquista da a) Reação Termidoriana de 1974. b) Assembléia nacional francesa de 1789. c) Revolução de 1848. d) Comuna de Paris de 1870. e) Assembléia do Congresso de Viena em 1815
Resp: B
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome: Juliana Becker
1- O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo
a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
b) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contra-revolucionária.
c) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia.
d) impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa Ocidental.
e) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, através da exclusão da influência da França. Resposta: A 2 - A reconstrução da Europa, após as guerras napoleônicas, foi direcionada pelo Congresso de Viena. É incorreto afirmar que ele estabeleceu a: a) criação de um pacto militar internacional (Santa Aliança) para intervir onde houvesse manifestações revolucionárias;
b) devolução dos territórios conquistados pela França, desde a Revolução;
c) desobrigação de pagamento de indenização pelos franceses por terem ocupado territórios de outros países;
d) restauração da monarquia dos Bourbon na França;
e) autonomia da Itália e da Alemanha, divididas e submetidas à hegemonia húngara.
Resposta: E
3 - Sobre o chamado despotismo esclarecido, é correto afirmar que :
a) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo como característica a utilização dos princípios do Iluminismo. b) Foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) Foi uma tentativa bem intencionada embora fracassada, das monarquias européias reformarem estruturalmente seus Estados.
d) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernazação proposto pelos filósofos iluministas.
e) Foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes. Resposta : E
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome: Camila
1º (Questão) É correto afirmar que, na Revolução Francesa, (A) os girondinos desejavam governo democrático popular. (B) os jacobinos criaram a convenção e introduziram o sufrágio universal. (C)os emigrados defendiam uma proposta parlamentar burguesa. (D) a constituição de 1791 instituiu o voto feminino. (E) o terror instituiu a democracia direta. Resposta: letra B 2º (Questão) Podemos caracterizar a Revolução Francesa como (A)um momento político que apenas substituiu o absolutismo monárquico pelo regime revolucionário. (B)Uma manifestação no plano político que se caracterizou pela ascensão da burguesia ao poder, em um contexto de transformações econômicas. (C)O fato histórico que, por si só, desenvolveu e culminou com a queda do velho regime. (D)A iniciativa de alguns heróis que, por sua própria ação, determinaram desenrolar dos acontecimentos. (E)Um acontecimento que foi motivado por uma série de coincidências históricas e que determinaram uma mudança no nível político Resposta: letra B 3º (Questão) O Congresso de Viena teve por intento restaurar a conjuntura político-ideológica européia alterada pelas transformações advindas do processo revolucionário na França. A este Congresso relacionam-se: I.a redefinição do mapa europeu, com a criação de novos países; II.a utilização do princípio da legitimidade para garantir a reintegração das casas reinantes em alguns dos países libertados do domínio francês; III.a Doutrina Monroe, estabelecida pelos Estados Unidos, que pretendia combater a restauração do regime colonial na América; IV.o estabelecimento de um equilíbrio europeu, visando atenuar as disputas entre as potências do continente; V.a formação de um bloco para combater algumas das aspirações liberais e nacionalistas, conhecido como Santa Aliança; VI.as medidas estabelecidas pelos vencedores, representando uma sobrevivência temporária do Antigo Regime, que viria a parecer definitivamente no século seguinte. Estão corretas as afirmativas (A) I, II, III e IV. (B) II, IV, V e V.I (C) I, II, IV e V. (D) II, III, IV e VI. (E) Todas. Resposta: letra E
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome: Francisco
(---) Considere as afirmações seguintes, sobre a Conjuração Baiana. I. A chamada Conjuração Baiana (1798 - 1799) tinha como projeto o fim do Pacto Colonial, a diminuição de impostos, a abolição da escravatura e o aumento dos soldos militares. II. Os revolucionários baianos pregavam idéias coincidentes com as doutrinas sociais francesas - igualdade, liberdade e representação popular soberana. III. Os articuladores tinham a pretensão de construir uma república libertária e igualitária, apesar de manterem, no início, a escravidão para conseguirem o apoio dos grandes proprietários. IV. A Conjuração Baiana foi mais que uma manifestação pelo fim da dominação colonial. Ela mostrou possuir um caráter democrático, igualitário e popular, que se chocava com o simples projeto de independência proposto pelos grandes senhores rurais, desejosos de manter a estrutura escravista tradicional. Estão corretas somente as afirmações a) I e II b) II e IV c) I II e III d) I, II e IV e) II, III e IV Resposta: D
(PUC-SP 2003) Entre os eventos que antecederam a independência política do Brasil e propuseram ou criaram condições para a autonomia, podem-se mencionar a) as iniciativas da Coroa portuguesa no Brasil, no início do século XIX, como a permissão ao comércio internacional sem mediação da Metrópole e a criação de sistema bancário oficial. b) as revoltas ocorridas na região das Minas Gerais, no decorrer do século XVIII, com características e projetos, em todos os casos, emancipacionistas e propositores de um Estado brasileiro autônomo. c) as mudanças ocorridas no cenário europeu, entre o final do século XVIII e o início do XIX, com a ascensão de Napoleão ao trono francês e a conquista, por suas tropas, de toda a Europa Ocidental e de suas possessões coloniais. d) as ações de grupos de comerciantes da Colônia, desde o início do século XIX, desejosos de ampliar sua independência comercial e de estabelecer vínculos diretos com países do Ocidente europeu e do Extremo Oriente. e) as vitórias, no século XVIII, das lutas pela independência nas regiões de colonização espanhola, francesa e inglesa das Américas, gerando um conjunto de impérios autônomos, possíveis parceiros comerciais para o Brasil.
Resolução: Durante o Período Joanino (1808-1821), o governo português instalado no Brasil adotou diversas medidas que, mais tarde, favoreceriam a existência do Brasil como país independente. A Abertura dos Portos de 1808 (que quebrou o exclusivo metropolitano e praticamente pôs fim ao Pacto Colonial) e a criação do Reino Unido (1815) foram, sem dúvida, as iniciativas mais importantes. Mas a criação do Banco do Brasil (também em 1808) deve ser levada em conta. Resposta: A
(Makenzie) Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, que eles viam como o herdeiro da Revolução.A escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede de todos os Estados Europeus, foi simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não havia sido sacudida pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era símbolo da ordem tradicional, da Contra Reforma e do Antigo Regime. René Rémond Dentre as decisões acordadas no Congresso de Viena em 1814-1815, podemos assinalar a: a) criação de um organismo multinacional, denominado Santa Aliança. b) convocação da Reunião dos Estados Gerais. c) criação do Comitê de Segurança Geral. d) formação da II Coligação antifrancesa. e) restauração dos princípios revolucionários. Resposta: A
(Unipac-Ubá/98) Em 9 de janeiro de 1822 D.Pedro I decide atender ao desejo geral resolvendo não partir para Portugal, obedecendo as ordens de Lisboa. Assinale a alternativa correta que indica a razão desta decisão do Príncipe.
a) a articulação de José Bonifácio na Província de São Paulo e Clemente Pereira no Rio de Janeiro.
b) a disputa familiar entre D.Pedro e seu irmão D.Miguel pela sucessão do trono português.
c) a vontade do Príncipe de tornar-se Imperador do Brasil o mais rápido possível.
d) a ingerência da Inglaterra na economia portuguesa obrigando a permanência do Príncipe Regente no Brasil.
Resposta: A
(Unipac-Ubá/97) A vinda de D.João VI para o Brasil dá início a um processo político-institucional que nos levaria à independência nacional. É INCORRETO dizer:
a) D.João veio para o Brasil fugindo das tropas de Napoleão
b) a Inglaterra não era aliada de Portugal naquela fase e ajudou a expulsar a Família Real de Lisboa.
c) no período de D.João VI, no Rio, foi instalada a Casa de Suplicação.
d) D.João VI voltou a Portugal por exigência das Cortes Portuguesas, reunidas em assembléias de representantes do povo.
Resposta: B
(Unipac-Ubá/97) O Brasil alcançou a sua independência dentro de um processo político em que a diplomacia, a ação militar e as soluções constitucionais contribuíram para a definitiva consolidação do Estado Nacional. É INCORRETO dizer:
a) José Bonifácio liderou, como Ministro de D.Pedro, o processo político da independência Nacional, valendo-se, inclusive, da ajuda da Princesa Leopoldina nas suas articulações diplomáticas.
b) a Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador, baseia-se no projeto elaborado por Antônio Carlos, na Assembléia Constituinte de 1823.
c) o convite de José Bonifácio, Ministro de D.Pedro I, ao General Pedro Labatut e ao Almirante Cochrane é que permitiu a organização do Exército e da Marinha Nacional, para enfrentarem forças portuguesas na época da guerra da Bahia.
d) a abdicação de D.Pedro I em 1831, deve-se às ameaças do Governo inglês no episódio da Guerra da Cisplatina, da qual resultou a criação do Estado Uruguaio.
Resposta: B
As duas questões seguintes referem-se ao texto abaixo :
"No Brasil , antes e depois da Revolução Francesa, lavrou uma inquietação revoluncionária, conjugada a um dado novo, a Independência da Colônia, no momento em que exauria o pacto colonial. No século XVIII, fermentam, timidamente, sem a ação aberta, as Conjurações das Minas (a Inconfidência), no final dos anos 80, a Conjuração do Rio de Janeiro (1794), a Inconfidência Baiana (1798)."(Raymundo Faoro, Suplemento Especial da Revista Isto É/Senhor sobre a Revolução Francesa).
1) (UFMG-91) As mobilizações revolucionárias no Brasil-Colônia deram à Independência do Brasil um caráter de :
a) aliança social e política.
b) compromisso administrativo.
c) pacto metropolitano.
d) rompimento econômico.
e) transação emancipacionista.
2) (UFMG-91) No caso do Brasil, o que singulariza o processo de independência é:
a) aliança entre a burguesia e a aristocracia.
b) a ausência de participação popular.
c) a necessidade de um exército organizado.
d) a participação das classes médias.
e) o descompromisso das elites dominantes.
Respostas: 1- E 2- B
(UFMG-2000) A abertura dos portos do Brasil, logo após a chegada de D. João VI, foi responsável pela entrada no país de uma grande quantidade de mercadorias inglesas, que passaram a dominar o mercado brasileiro.
Essa situação decorreu
a) da assinatura de tratados com a Inglaterra, que permitiram a importação desses produtos.
b) da estrutura industrial brasileira, que se baseava na produção de alimentos e tecidos.
c) da montagem de uma rede ferroviária, que facilitou a distribuição dos produtos ingleses no mercado brasileiro.
d) do desenvolvimento urbano acentuado, que acarretou o aumento da demanda por produtos sofisticados.
Resposta: A
(UFJF-99) Com o desenvolvimento dos movimentos de independência dos Estados Unidos e das Américas portuguesa e espanhola, surgiu um novo reordenamento político-econômico mundial. Com relação a este processo, marque a alternativa CORRETA:
a) a abertura dos portos às nações amigas e os Tratados de 1810 acabaram com o monopólio colonial português no Brasil. A maior beneficiária destas medidas foi a Inglaterra, que passou a ter o mercado brasileiro como o maior consumidor de seus produtos industrializados;
b) a independência dos Estados Unidos, tardia em relação às outras colônias do Novo Mundo, ao romper com o pacto colonial em meados do século XIX, abriu espaço para a ascensão holandesa e francesa no continente norte-americano;
c) os movimentos de independência das colônias latino-americanas, mesmo sendo conduzidos pelas elites locais, estavam profundamente comprometidos com a expansão inglesa de Oliver Cromwell;
d) a monarquia portuguesa, ao conseguir a sua restauração após a expulsão dos exércitos napoleônicos, aliou-se à Espanha contra a Inglaterra, reassumindo plenamente o controle da colônia brasileira.
Resposta: A
(UFES-99) Com a instalação da Família Real de Portugal no Brasil, em 1808, o país ganhou status de sede de monarquia portuguesa e modificou a situação político-econômica predominante, por meio do decreto da "Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas". Além de liberar os portos para o comércio internacional, esse decreto
a) marcou o fim do pacto colonial, na medida em que extinguiu o monopólio comercial lusitano e propiciou a proeminência inglesa no Brasil.
b) estimulou a expansão das companhias de comércio européias que se estabeleceram nos principais portos do Brasil.
c) proporcionou um intenso movimento de negociações mercantis nas cidades brasileiras, provocando divergências e choques de interesses entre a Inglaterra e demais nações européias.
d) provocou o crescimento da produção manufatureira no Brasil, não só pela ampliação do mercado interno, como também pela abertura de novos mercados internacionais.
e) criou condições para que a indústria têxtil brasileira pudesse concorrer com a inglesa, colocando no mercado produtos mais baratos e de boa qualidade.
Resposta: A
(FUNREI-98) "..., a iniciativa e a orientação do movimento revolucionário pertenceu predominantemente a homens de formação liberal, de origem burguesa,(...). Os liberais herdaram uma situação cheia de contrastes.
Miriam Halpern Pereira, Historiadora portuguesa.
A revolução liberal do Porto, em 1820, foi importante para o processo de independência política do Brasil. Os liberais portugueses visavam ao fim do Absolutismo e à liberalização do regime em seu pais, mas se mostraram intolerantes com a chamada "inversão brasileira". Assim, as medidas tomadas pelas Cortes liberais com relação ao Brasil podem ser classificadas como
a) liberalizantes, pois pretendiam implementar no Brasil o regime constitucional e a liberdade de comércio nos portos.
b) ditatoriais, pois visavam a fortalecer o regime absolutista de D. João VI no Brasil, forçando sua permanência nesta colônia.
c) recolonizadoras, pois pretendia extinguir instituições administrativas criadas por D. João VI, o retorno do Príncipe volta do pacto colonial.
d) democráticas, porque defendia a ampla participação popular nas decisões governamentais, condenando o Absolutismo no Brasil.
Resposta: C
(UNIPAC-2000) Em 1820 acontece em Portugal a Revolução do Porto que exige a volta da família Real para Portugal e a feitura de uma Constituição, que desejava restabelecer o pacto colonial voltando o Brasil à condição de simples colônia. Os deputados brasileiros se recusaram a assinar a nova Constituição e por isso tiveram que fugir de Portugal para a Inglaterra. O texto abaixo é um trecho do Protesto de 20 de outubro escrito por Antônio Carlos Ribeiro de Andrada expondo os motivos da fuga dos deputados brasileiros:
... Então, com a fraqueza própria do seu caráter público e individual, declaram os abaixo-assinados a firme resolução em que estavam, de jamais assinarem, e menos jurarem, uma Constituição contrária à sua dignidade, porque o não podiam fazer sem ofenderem à sua consciência, e sem se desonrarem a seus próprios olhos. Choviam as ameaças anômimas (...)
Todavia, se os abaixo-assinados pudessem enxergar ainda o mais pequeno bem, que da sua morte viesse ao Brasil (...) oferecer-se-iam em voluntário sacrifício à brutalidade dos portugueses. Mas nem a prudência, nem o patriotismo lhes apontava esse verdadeiro suicídio. Seguros, os abaixo-assinados, com o testemunho da sua consciência, apresentam-se, sem medo, ao tribunal da geração presente, e não declinam o severo escrutínio da posteridade, cuja imparcial decisão esperam favorável.
Assinale a alternativa CORRETA que aponta as conseqüências da Revolução do Porto e a constituinte portuguesa, para o Brasil:
a) A constituinte portuguesa exigiu a permanência do Príncipe Regente D. Pedro, no Brasil o que entre nós ficou conhecido como o O Dia do Fico
b) De modo geral, as elites políticas brasileiras, acompanhavam atentamente os rumos da constituinte portuguesa com aprovação ao texto constitucional que estava sendo elaborado
c) A constituinte portuguesa querendo fazer voltar o Brasil à condição de colônia acabou por desencadear no Brasil o início do processo de independência
d) As atitudes do Príncipe D. Pedro nesse período mostram que ele estava plenamente favorável ao que lhe determinavam as Cortes de Lisboa
Resposta: C
|